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Especialização Avançada Ortográfica  - EAO Empty Especialização Avançada Ortográfica - EAO

Qui Jul 30, 2020 8:56 am
Especialização Avançada Ortográfica  - EAO Rxfgra10



Especialização Avançada Ortográfica  - EAO




Olá, 1° sargento, eu sou o professor Therean.
Bem-vindo a Especialização Avançada Ortográfica (EAO),
neste curso será abordado os seguintes temas:
- Uso dos porquês;
- Sinais de pontuação;
- Concordância verbal e nominal.
Preste bastante atenção e no conteúdo que será passado, pois no final
haverá uma pequena avaliação.
Em caso de dúvidas, acene que irei retirá-las.
Alguma dúvida?
[Aguarde a resposta e prossiga]


[USO DOS PORQUÊS]
[Use uma cor de fala diferente neste tópico]

Em nosso rotina normal de trabalho, é comum o uso incorreto dos porquês.
Isso acontece por suas variações, ao total existem 4 porquês, sendo eles:
Porque, porquê, por que e por quê.
Cada um possuindo escrita e utilização diferente.
Nesse tópico iremos explicar um por um.

Alguma dúvida?
[Aguarde a resposta e prossiga]

PORQUE: é utilizado em frases para indicar afirmação ou explicação de algo.
Exemplo: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova.
DICA: sempre que estiver em dúvida troque por: POIS.
Não fui ao cinema POIS tenho que estudar para a prova.
ou
Não fui ao cinema PORQUE tenho que estudar para a prova.

Alguma dúvida?
[Aguarde a resposta e prossiga]

POR QUE: é normalmente utilizado em inícios de frases interrogativas.
Exemplo: Por que será que João postou baixa?

Pode ser também utilizado no meio de frases, porém, somente como o sentido de (pelo qual).
Exemplo: Esses são os salários por que (pelo quais) lutamos.

Alguma dúvida?
[Aguarde a resposta e prossiga]

PORQUÊ: esse porquê é utilizado juntamente a conjunções:
Você sabe o que é uma conjunção?
[Aguarde a resposta, se o policial não conhecer explique]
Conjunções como: Da, de, do, a, o.
Dica: pode ser facilmente substituído por motivo ou razão.

Exemplos:
Qual o porquê (motivo) dessa aula ser importante?

Alguma dúvida?
[Aguarde a resposta e prossiga]

POR QUÊ: esse aqui é utilizado em final de frases interrogativas.
Exemplo: Vocês fizeram isso? Por quê?

Alguma dúvida?
[Aguarde a resposta e prossiga]

[Caso o aluno erre a questão, explique para ele a resposta e repita a pergunta depois.]

1. Indique qual porquê deve ser utilizado em cada frase.
A) (___) você não foi a aula?
R: POR QUE
B) Eu não fui a aula (___) estava doente.
R: PORQUE
C) Você não foi a aula, (___)?
R: POR QUÊ
D) Me dê o (___) de você não ter ido a aula.
R: PORQUÊ


[SINAIS DE PONTUAÇÃO]
[Use uma cor de fala diferente neste tópico]

É importante nos comunicarmos bem. E para que seja passado confiança e seriedade no que é dito,
é importante que saiba utilizar de forma correta os sinais de pontuação.
E hoje irão aprender a usar as seguintes pontuações:
- Vírgula [,];
- Dois-pontos [:];
- Ponto e vírgula[;];
- Ponto final [.];
- Exclamação [!];
- Interrogação [?].

VÍRGULA: vírgula é a sinalização gráfica com maior número de funções.
Pode ser utilizada em diversos momentos, por isso, vamos resumir a sua função
a três situações comuns em base.

1. Vírgula para separação de elementos ou fatores;
Exemplo: Ontem eu almocei feijão, arroz e farinha.

2. Vírgula para isolar o vocativo ou aposto (explicação);
Exemplo: João, capitão da PMHH, é legal.

3. Vírgula para separar frases com ideia de oposição.
Dica: Utilizar sempre associado a: porém, contudo e/ou todavia.
Exemplo: Eu te amei um dia, mas hoje não amo mais.

DOIS-PONTOS: Dois-pontos é utilizado para anunciar uma citação ou enumeração.
Exemplo 1: como dizia minha mãe: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”

Exemplo 2: fui no mercado e comprei: arroz, feijão e batata.

PONTO E VÍRGULA: utilizado para enumerar tópicos.
ATENÇÃO: após o uso do dois-pontos “:” não é utilizado letra maíscula.
Exemplo: fiz minha lista de compra:
-Feijão;
-Arroz;
-Batata.

PONTO FINAL: ponto final é utilizado para finalizar uma frase ou período.
Exemplo: Eu adoro a PMHH.

EXCLAMAÇÃO: exclamação é utilizado em frases para dar ênfase naquilo que ser quer dizer.
Exemplo: Não acredito nisso!

INTERROGAÇÃO: a interrogação é utilizada no final de frases interrogativas.
Exemplo: Por que você não foi a aula?

[Use uma cor de fala diferente neste tópico]

[Caso o aluno erre a questão, explique para ele a resposta e repita a pergunta depois.]

2. Observe as frases abaixo e coloque a vírgula no devidos locais.
A) Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra.
R: Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.
B) Fui na padaria e comprei pão batata e café.
R: Fui na padaria e comprei pão, batata e café.
C) Eu te amava no tempo da escola mas você não me dava atenção.
R: Eu te amava no tempo da escola, mas você não me dava atenção.
3. Escreva uma frase utilizando o ”:” ou dois-pontos.
Atenção ao aplicador fique atento a frase do policial caso aja uso incorreto corrija-o.


[CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL]
[Use uma cor de fala diferente neste tópico]

[CONCORDÂNCIA VERBAL]

A concordância verbal é a relação estabelecida entre o sujeito e o verbo.
Isso significa que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar.
O mesmo raciocínio é válido para o plural.
ERRADO: Ele vamos a praia.
CORRETO: Ele vai a praia.

ERRADO: Eu e minha esposa almoça tarde.
CORRETO: Eu e minha esposa almoçamos tarde.

[CONCORDÂNCIA NOMINAL]

Já a concordância nominal é a relação entre o sujeito e seu complemento.
Seja ele: adjetivo (qualidade), artigo (o, a, as, os).

Com relação ao ADJETIVO:
ERRADO: Que pintura bonitas!
CORRETO: Que pintura bonita!

Com relação ao ARTIGO:
ERRADO: O policiais estão dormindo na recepção.
CORRETO: OS policiais estão dormindo na recepção.

Alguma dúvida?
[Aguarde a resposta e prossiga]

[Caso o aluno erre a questão, explique para ele a resposta e repita a pergunta depois.]

4. As frases a seguir estão corretas? Se não, reescreva-as.
A) Os navio zarparam rumo às Américas!
R: O navio zarpou rumo às Américas!
R2: Os navios zarparam rumo às Américas!

B) Sempre que o Paulo e seu amigo vai para o clube, Paulo volta cansados.
R: Sempre que o Paulo e seu amigo vão para o clube, Paulo volta cansado.
C) Ontem fui em um duas lojas e compramos muitas coisas.
R: Ontem fui em duas lojas e comprei muitas coisas.


[CONCLUSÃO DA ESPECIALIZAÇÃO]

Parabéns, sargento. Você foi aprovado na especialização.
Continue se dedicando e sempre melhorando sua ortografia.
Adicione a TAG "[EAO]" no final da sua missão.
Agora, peça no grupo que eu estou favoritando.
[Favorite o grupo da Especialização Avançada Ortográfica]

[Se o policial estiver pelo celular]
Entre em meu perfil, vá em "Grupos",
procure pelo grupo chamado: [GAD] Confirmação - EAO e peça para entrar.

Em breve será aceito(a).
Boa sorte em sua carreira!

[Legenda]

Preto - Conteúdo à ser falado na aula.
Azul - Instruções ao treinador.
Roxo - Tópicos da instrução.


{Utilize a ferramenta abaixo para postar a confirmação da sua aula!}


Postagem da Especialização



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